QUADRO DE VALORES MÍNIMOS SUGERIDOS

Nós da AMC sabemos que nem sempre é fácil fazer um orçamento.

Quando somos contratados por um cachê pelo tempo do trabalho ou por semana, as vezes é complicado responder uma simples pergunta: "quanto você cobra?“

Cada trabalho tem suas especificidades e são inúmeras as variáveis. Mas não é só isso. Antes de responder a essa pergunta, o profissional de montagem deve levar em consideração três fatores:

1) Em qual momento da carreira está,
2) Qual sua experiência na modalidade deste trabalho,
3) Quais serão as contrapartidas imateriais.

Você pode ser um montador sênior, experiente em ficção, mas que nunca trabalhou com aquele diretor ou diretora em especial e vê esse trabalho como uma oportunidade.

Você pode ser um montador pleno, com bastante experiência em montar documentários, mas que nunca montou um filme de ficção, e vê esse trabalho como a chance de mudar isso.

Você pode ser um montador júnior, ou mesmo um assistente de montagem em vias de se estabelecer como montador e este pode ser o trabalho dos seus sonhos.

Todas as variáveis acima descritas podem afetar diretamente sua resposta. Diversos interesses podem induzi-lo a aceitar trabalho por um valor inferior ao praticado no mercado. Você pode inclusive, optar em fazê-lo gratuitamente.

A decisão será sua. Porém, como quantificar e valorizar o que temos a oferecer?

Após um ano de intenso trabalho, a AMC está lançando o "Quadro de Valores Mínimos Sugeridos de Montagem". Resultado de uma extensa consulta aos montadores e montadoras associados da AMC, com experiências em Publicidade, Ficção, Não Ficção e Entretenimento.

Em posse destas informações, você terá condições de quantificar os valores mínimos relativos ao seu cachê com mais segurança.

A AMC compreende que a pandemia e as incertezas da economia do país, mexeram profundamente na forma com que os trabalhos estão sendo negociados atualmente. É possível que os valores do Quadro de Valores Mínimos Sugeridos muitas vezes não sejam aplicáveis perante os orçamentos atuais. Não deixe que isto de forma alguma atrapalhe sua negociação. Explicite o valor correspondente ao seu trabalho e deixe claro que há um patamar pelo qual você pratica seu ofício. Este é um momento de excessão e vai passar.

Reiteramos que a resposta final sempre será sua. Nossa intenção é balizar e ajudar a profissionalizar ainda mais nosso mercado.

Obrigado,

A Diretoria

 

 

 

 

 

 

 



 

*Veja também a Tabela de Referencias 2020/2021 da ARFOC - Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo,
 

CONSULTE NOSSO QUADRO*

Av. Francisco Matarazzo, 121 cj 25

Água Branca

São Paulo - SP

CEP 01155-000

 

contato@amcsp.com.br

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

© 2016 por Associação dos Montadores de Cinema